Fundador Melvin Jones


Melvin Jones era um sonhador, um fazedor e um pragmático. Ele era um vendedor extrovertido e energético, que relia Shakespeare nas horas vagas. Quem melhor para fundar a maior associação mundial de clubes de serviço?

A Diretoria Internacional de Lions designou oficialmente Melvin Jones como o fundador de Lions Clubs International em 1958; mais de quatro décadas depois da associação ter realizado a sua primeira reunião. Mas, não importa qual seja o título oficial, o impacto de Melvin Jones nos Leões tem sido de grande alcance. Ele ofereceu a liderança, a capacidade organizacional, a tenacidade e os músculos necessários para estabelecer as bases para Lions Clubs International se tornar o que é hoje.

Melvin Jones nasceu em 13 de janeiro de 1879, em Fort Thomas, Arizona, um remoto posto da cavalaria do exército dos EUA onde o seu pai atuava nas missões de reconhecimento do Exército. As sete anos a sua família mudou-se para o leste, estabelecendo-se em Illinois. Dotado de uma afinada voz de tenor, ele pensou em seguir a carreira musical. Em vez disto, se tornou corretor de seguros.

Em 1913, Melvin Jones já tinha formado a sua própria corretora de seguros em Chicago. Quando se juntou a um clube de almoço para contatos de empresários em Chicago chamado Círculo de Negócios, ele rapidamente assumiu a liderança no recrutamento de novos membros e em persuadir os que saiam a voltar. Mas havia algo sobre o enfoque do clube ser somente negócios que não se enquadrava com a visão diferente, mais ampla de Melvin Jones.

“E se estes homens, que são bem-sucedidos devido à sua iniciativa, inteligência e ambição, usassem os seus talentos para trabalhar em prol das suas comunidades?” Indagou Melvin Jones. Ele via um novo tipo de clube com o intuito de ajudar os outros.

Como secretário do Clube de Negócios, Melvin Jones, com a ajuda da sua esposa, a campeã de golfe Rosa Amanda Freeman, escreveu dezenas de cartas para clubes de todo o país, convidando-os a adotar a ideia de uma organização voltada ao serviço. Empresários interessados na associação reuniram-se em Chicago, Illinois, e em 7 de junho de 1917, nasceu Lions Clubs International.

Mais tarde naquele ano, na convenção inaugural de Lions no Dallas, Texas, Melvin Jones foi eleito secretário-tesoureiro, um título que ele manteria por muitos anos. Com o tempo, a diretoria concedeu a Melvin Jones o título vitalício de secretário-geral.

Melvin Jones era um escritor prolífico, que conseguia ser claro e contundente em algumas ocasiões, enfeitado e sentimental em outras. Pode-se ver a sua mão nos documentos da fundação, como os Objetivos e Código de Ética de Lions Clubes. As colunas que escrevia na Revista LION, que ainda hoje são citadas, ajudaram a articular os princípios e valores da organização.

Ele adorava ditados. Nunca amenizava a verdade, Melvin Jones tinha um dito favorito enquadrado no seu escritório: “A verdade, assim como as rosas, está envolta em espinhos”.

Melvin Jones desistiu do negócio de seguros em 1926 para se tornar o CEO de fato e embaixador global da boa vontade de Lions. Ele desempenhou ambos os papéis de forma brilhante, construindo e administrando as operações da sede em expansão e viajando constantemente para visitas a clubes e palestras. Este ritmo nunca diminuiu.