Instrução Leonística: A expansão de Lions

O Lions Clube de Nuevo Laredo, México, comemora a sua fundação em 1927

A Associação Internacional de Lions Clubes não era nada internacional quando se formou em Chicago em 1917. No início, cerca de duas dúzias de clubes foram fundados na região central dos Estados Unidos em lugares como Arkansas, Colorado, Illinois, Oklahoma e Texas. Os Leões suspeitavam, no entanto, que o seu grupo iria em breve fazer jus ao seu nome multinacional. O serviço e voluntariado são contagiosos, especialmente quando combinados com um pouco de diversão.

E não demorou muito. Apenas três anos depois, em 1920, Lions tornou-se realmente internacional, com a criação de seu primeiro clube além das fronteiras norte-americanas em Windsor, Ontário, Canadá.

Localizada do outro lado do rio em frente a Detroit, Michigan, Windsor era uma cidade movimentada na fronteira em 1920, beneficiando-se da crescente indústria automotiva da região. Detroit, o berço da acelerada linha de montagem automobilística, recém tinha formado o seu próprio Lions clube no início daquele ano e a notícia sobre a associação rapidamente se espalhou. Os moradores com a mentalidade voltada ao voluntariado de Windsor ficaram intrigados. Através de Lions Clubes, eles poderiam servir a comunidade crescente e melhorar a vida dos vizinhos.

O Governador Anthony Menke do Distrito 11 em Michigan era conhecido pelo seu dinamismo nos círculos de negócios da área, e este líder entusiasmado estava ansioso para tornar o Lions clube canadense em realidade. Sob a sua orientação, o Lions clube de Detroit patrocinou o clube de Windsor, que entrou em ação e logo começou a servir os companheiros canadenses com o fervor dos Leões. O clube de Windsor deixaria mais tarde a sua marca apresentando aos canadenses a bengala branca, uma ferramenta de verificação de segurança para os deficientes visuais.

Depois de fundar o clube de Windsor, no Canadá, os Leões se expandiram para a China e México. Em 1926, estabeleceu-se o primeiro Lions Clube da China em Tianjin (Tientsin anteriormente). Um ano depois, o Clube Nuevo Laredo Fundadores do México entrou para a associação com a ajuda de Leões do outro lado da fronteira na vizinha Laredo, Texas, EUA.

Hoje, os Leões estão servindo aos necessitados através dos clubes em mais de 200 países e áreas geográficas. Como a maior organização de serviços do mundo, Lions Clubs International está onde quer que se encontrem aqueles com um coração de Leão.