Nações Unidas

Lions Clubs International trabalha com a Organização das Nações Unidas desde a sua fundação em 1945 para levar ajuda aos necessitados de todo o mundo.

Na medida em que a Segunda Guerra Mundial se alastrava, líderes das nações aliadas já vislumbravam além do fim do conflito e mantinham conversações sobre um organismo mundial para a preservação da paz, uma entidade que fosse mais forte que a ineficaz Liga das Nações. Os Leões apoiaram esta ideia. Em 1943, em Cleveland na convenção internacional, os Leões endossaram uma resolução da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos pedindo um mecanismo internacional de preservação da paz assim que a luta terminasse.

Em fevereiro de 1945, Melvin Jones, o fundador de Lions, juntou-se a líderes de outros grupos nacionais que se reuniram com o Secretário do Tesouro Henry Morgenthau Jr. e o Secretário de Estado adjunto para Assuntos Públicos Archibald MacLeish para discutir a formação de uma Organização das Nações Unidas. Em abril, a sede de Lions pediu aos clubes para realizarem a semana da Organização das Nações Unidas em demonstração de apoio à iniciativa.

Lions Clubs International foi uma das primeiras organizações não-governamentais convidadas a auxiliar na elaboração da Carta da ONU. Melvin Jones, o Presidente Internacional D.A. Skeen de Salt Lake City, Utah, e o futuro Presidente Internacional Fred W. Smith de Ventura, Califórnia, ajudaram a formular a seção de ONGs da carta e participaram no desenvolvimento de missão humanitária da ONU. Em 26 de junho de 1945, a Carta da ONU foi assinada por representantes de 50 países.

Dois anos mais tarde, em 1947, em reconhecimento à importância de Lions Clubes a sua missão, a Organização das Nações Unidas concedeu a Lions status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da ONU, comprometido com o bem-estar das pessoas em todo o mundo. Por gerações, Lions e a ONU têm compartilhado muitas metas comuns e trabalhado juntos para promover a paz e a prosperidade.