A história do “Nós servimos”

Os Leões adotaram este lema simples em 1954 após um concurso internacional entre os associados


Os Leões possuem tanto um slogan como um lema.
O slogan reflete os anos de formação da organização na América durante e após a Primeira Guerra Mundial. O lema declara o seu propósito comum em duas palavras curtas.
Por volta de 1920, o slogan “Liberdade, Inteligência, Segurança da nossa nação”, que em inglês forma uma sigla para a palavra Lions, apareceu amplamente nos papeis timbrados de clube, cartazes e outros materiais promocionais. Quem o disse pela primeira vez? Talvez tenha sido o jovem advogado Halsted Ritter, que se ergueu para falar na Convenção Internacional de 1919 em Chicago.
“O nome Lions não apenas representa fraternidade, companheirismo, força de caráter e propósito” declarou Ritter, “mas, acima de tudo, a combinação das letras L-I-O-N-S transmite ao país o verdadeiro significado de cidadania”.
As palavras se adequaram ao patriotismo que se espalhou pelos EUA após a Segunda Guerra Mundial, e Lions adotou a sigla como o seu slogan.
Na medida em que o movimento Leonístico crescia além das fronteiras nacionais, culturas e idiomas, os Leões começaram a procurar por outras palavras para descrever a sua missão e trabalho. Em 1954, a diretoria anunciou o Concurso Internacional do Lema e pediu sugestões de todos os 522.000 associados de todo o mundo.
De acordo com o formulário de inscrição do concurso, o lema deveria ser “duradouro”, “de caráter internacional” e “facilmente traduzível”. Havia também uma regra estrita no concurso para dissuadir a prolixidade. Os Leões podiam apresentar tantos lemas quanto quisessem, mas cada um podia ser composto de no máximo de cinco palavras.
Para inspirar os Leões, os organizadores deram a alguns exemplos com cinco palavras: “Homens de ação em ação”, “Trabalhando com outros para outros”, “Serviço mundial para a humanidade”.
Felizmente, 11 dos 6.000 Leões participantes tiveram melhores ideias. Cada um deles enviou individualmente sugestões iguais. Mas o Leão canadense D.A. Stevenson de Fonthill, Ontário, foi declarado o vencedor, visto que a sua inscrição tinha o carimbo postal com a data mais antiga. O lema que ele enviou tinha duas palavras simples: “Nós servimos”.