Expressões sobre a Paz

Mustapha El Tawokji de Beirute, no Líbano, ganhou o primeiro concurso do Cartaz sobre a Paz em 1988-1989.
Nada diz mais sobre a necessidade que o mundo tem de harmonia do que a visão de uma criança sobre a paz, com exceção da expressão coletiva de milhões de crianças.

Desde 1988, Lions Clubs International patrocina o Concurso Anual do Cartaz sobre a Paz para incentivar os jovens a expressarem as suas perspectivas sobre a paz. Todos os anos, cerca de 400.000 crianças de todo o mundo com idades entre 11 e 13 anos participam do concurso. Patrocinada por clubes locais, a competição internacional reflete um dos princípios-chave de Lions: criar e fomentar o espírito de compreensão entre os povos do mundo.

São escolhidos um vencedor do grande prêmio internacional e 23 vencedores do prêmio de honra ao mérito a cada ano pelas suas visões originais e sinceras da paz criadas em pastel, aquarela, lápis de cor e outras formas de expressão gráfica. Todos os vencedores recebem um prêmio em dinheiro e um certificado.

Mustapha El Tawokji de uma cidade devastada pela guerra, Beirute, no Líbano, ganhou o primeiro Concurso do Cartaz sobre a Paz em 1988-1989, expressando-se sobre o tema “A Paz nos ajudará a crescer”, com uma pomba voando sobre um mar de rosas. Apesar de nunca ter conhecido a paz, ele expressou a sua visão do que seria a paz.

Há vencedores do prêmio máximo de todas as partes do mundo: Itália, Japão, Indonésia, Brasil, África do Sul e os Estados Unidos, só para citar alguns. A obra de arte e criatividade de cada criança que entra no concurso são amplamente comemoradas pelo seu Lions clube patrocinador. A obra de cada jovem artista reflete a sua experiência, cultura e visão do mundo.

Os jovens com deficiências visuais também têm a oportunidade de se expressarem sobre a paz por meio do Concurso International de Redação do Lions. A cada ano alunos com idades entre 11 e 13 anos participam com redações curtas sobre o mesmo tema adotado pelo programa do Cartaz sobre a Paz e têm a chance de ganhar um prêmio em dinheiro.

Ambos os concursos têm as suas raízes em um programa de 1960, chamado Concurso de Redação sobre a Paz. Para ajudar a comemorar o 50º aniversário de LCI em 1967, pediu-se a jovens com idades entre 14 e 21 anos que enviassem redações sobre a paz. Foram recebidas mais de 1 milhão de redações. O Ex-Presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower serviu como presidente honorário do júri internacional que escolheu o estudante da escola secundária A. Russell Wodell de Cranbrook, British Columbia, no Canadá, como o vencedor pela sua redação intitulada “É possível alcançar paz?”.

“Não há caminho fácil que leve à paz,” escreveu Wodell. “Somente através da evolução dos valores sociais, morais e intelectuais, o homem pode chegar à verdadeira paz consigo mesmo”.

Os jovens de todo o mundo continuam oferecendo a Lions as expressões que têm sobre paz na esperança de que um dia o sonho possa se tornar realidade.

Dwight D. Eisenhower serviu como o presidente honorário do Concurso de Redação sobre a Paz do Lions em 1966-1967.