Vamos nos reunir

As reuniões continuam sendo um aspecto essencial da vida do clube no decorrer deste século, ajudando os Leões a se manterem conectados uns aos outros e à associação como um todo

As reuniões sempre desempenharam um papel central na vida do Leão, proporcionando o companheirismo e diversão que os associados valorizam tanto. Desde o início, as reuniões do clube servem como plataforma de lançamento para os projetos de serviços, que vão desde ajudar as pessoas deficientes visuais a fornecer socorro a vítimas de catástrofes. Este enfoque no serviço tem sido constante ao longo dos anos, mesmo que as reuniões tenham se modificado com o tempo.

Nos primórdios da associação nas décadas de 1920 e 1930, as reuniões de clube incluíam brincadeiras tipo pegadinha e um humor diversificado. Os Diretores Animadores, aqueles mestres em divertir perturbando, circulavam pelas reuniões cortando fora gravatas e quebrando cascas de ovos cheias de água na cabeça dos associados.

Após a Segunda Guerra Mundial, Lions se expandiu por todo o mundo, incorporando muitas culturas, e na década de 1980 as mulheres começaram a participar como associadas de Lions. Um pouco do humor mais turbulento que marcou as primeiras décadas foi atenuado na medida em que o quadro associativo se diversificava. As reuniões de hoje são mais simples e envolvem menos brincadeiras, mas ainda têm muita cantaria, confraternização, jogos e pitadas de bobices.

Os associados do Lions Clube de Alum Creek em West Virginia, EUA, abrem todas as reuniões desde a fundação do clube em 1961, cantando a mesma música, que é como um hino do oeste americano, “Home on the Range”. O Lions Clube Chilliwack Stellers Jay, em British Columbia, Canadá, angaria fundos em algumas reuniões com um jogo que consiste em jogar uma moeda de dólar canadense conhecida como “Loonie” em um assento de vaso sanitário colocado no chão.

A Internet e os horários apertados dos associados também têm tido um efeito sobre as reuniões do clube. Os clubes podem realizar reuniões mais curtas e fornecer informações de rotina online. E alguns clubes ainda se reúnem online, em vez de em pessoa.

Como os Lions Clubes se espalharam pelo mundo, as reuniões do clube têm se modicado de modo a refletir os costumes locais, portanto naturalmente elas têm algo ligeiramente diferente quando realizadas na Ásia, Europa, América do Sul ou na Austrália. Os Lions Clubes na Suíça não têm muita cantoria, mas no Japão e na Indonésia eles têm. Os clubes de Hong Kong cantam canções tradicionais de Lions, mas nas suas reuniões também há bênçãos chinesas.

Mesmo em um mundo onde o tempo livre é escasso, as reuniões continuam sendo essenciais para a comunidade Leonística. Os Leões se dispõem a ir a uma reunião do clube após um dia agitado no trabalho, porque as reuniões propiciam a “sensação de que pertencem, que estão ligados a algo maior do que eles mesmos”, disse William Berkowitz, professor emérito de psicologia da Universidade de Massachusetts, em Lowell, EUA, em entrevista à Revista LION.

Talvez as reuniões mudem ainda mais no futuro, mas o valor que têm para os associados não. O Ex-Presidente Internacional Wayne Madden, que serviu em 2012-2013, disse à Revista LION: “Ser um Leão é tão gratificante, justamente porque servimos ao lado de pessoas que conhecemos, das quais gostamos e com quem compartilhamos valores semelhantes.”