Atendimentos gratuitos na Feira da Saúde no Pátio do Colégio passam de 11,2 mil

São Paulo, 6 de abril de 2018. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizou hoje no Pátio do Colégio, centro da capital paulista, a 20ª edição da Feira da Saúde, evento anual que oferece atendimento médico gratuito à população. Até as 15h30, horário da última aferição, haviam sido feitos 11.200 atendimentos como exame oftalmológico, medição de pressão arterial, testes de glicemia e hepatite C, avaliação física, teste de diabetes, massagem e vacinação contra HPV. O Lions Clube SP Aclimação em parceria com a USCS –  Universidade Municipal de São Caetano do Sul e CPCLIN e o Lions Clube SP Nova Lapa participaram da organização do evento e foram responsáveis por várias das atividades descritas acima.

O Lions Aclimação e USCS e  foram responsáveis por 89 medições de pressão arterial, 350 de Glicemia (estes também em parceria com a CPCLIN) e 185 de Hepatite C sendo 2 positivos e devidamente encaminhados para atendimento Um total de 706 atendimentos. Foram distribuídos cerca de 9000 preservativos para pessoas ou outras entidades.

Histórias

Márcia Gomes, 37 anos, foi ao centro da capital nesta sexta-feira para conhecer a Feira da Saúde. Ela foi informada pelo namorado, que compartilhou a notícia no dia anterior via WhatsApp. Sem perder tempo, foi uma das primeiras a chegar, acompanhada da filha Milene, de 7 anos. Juntas, fizeram um tour por quase todas as tendas. “O atendimento foi ótimo. Aproveitei para ver coisas da minha saúde e da minha filha. Voltarei e trarei mais pessoas comigo”.

Marilene Alves, 64, passou pelo local após sair de um atendimento na Defensoria Pública do Estado, que próxima ao Pátio do Colégio. Ela disse que está “com a saúde em dia” e, por isso, aproveitou para visitar a barraca da OAB Lapa para receber atendimento jurídico gratuito, um dos serviços oferecidos pela Feira da Saúde.

Ação social

Uma das novidades da edição deste ano foi a participação do projeto Amor em Mechas, cujo objetivo é reunir doações de cabelo para a confecção de perucas para mulheres que estão fazendo quimioterapia, preferencialmente na rede pública de saúde. As perucas são enviadas para todo o Brasil, sem nenhum tipo de custo às pacientes.

A missão do projeto comoveu as estudantes Elidiane Lima, Larissa Rodrigues e Claudia Oliveira. Cada uma doou uma mecha de 15 centímetros para o projeto. As mechas serão separadas por cor e tipo de cabelo, juntadas a outras e, posteriormente, transforadas em perucas. “Como mulheres, nos sensibilizamos com as pacientes que passam por isso. E cabelo cresce de volta”, disse uma das estudantes.

A 20ª Feira da Saúde foi realizada em parceria com: Associação Magnólia; Associação Parceira Assistencial da Saúde (APAS); Associação Pró-Falcêmicos (Aprofe); Belfort Segurança; Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS); Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); Conselho da Mulher Empresária da ACSP; CPCLIN, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Faculdade Santa Marcelina; Grafite Comunicação; Governo de São Paulo; Grafite Comunicação, INACI/FINACI; Instituto CEMA; Instituto de Olho na Saúde de Orientação e Prevenção ao Câncer; Instituto Olhar; Lapacor; Lions Clube SP Aclimação, Lions Clube SP Nova Lapa; Rotary Club; OAB-SP Subseção Lapa; Pátio do Colégio; Prefeitura de São Paulo; Sebrae; secretarias estaduais de Justiça e da Defesa da Cidadania, da Saúde e de Desenvolvimento Social; Coordenadorias Estaduais de Políticas sobre Drogas e Políticas para a Mulher; Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas; Sescon-SP; Sarau Paulistano; Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Cruzeiro do Sul; Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS); Y’s Men International; laboratórios Merck e MSD; Amor Exigente; Al-Anon; Nar-Anon; Narcóticos Anônimos; Alcoólicos Anônimos; Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família (CEFATEF); Recomeço Família.