Há mais de 80 anos, os Leões têm feito a coleta, triagem e limpeza de óculos para distribuí-los aos necessitados

Reciclagem em prol da Visão

A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 150 milhões de pessoas sofram de visão desfocada devido a problemas de refração não corrigidos, tais como a miopia ou hipermetropia. A impossibilidade de ver claramente pode impedir que as crianças aprendam na escola, os adultos encontrem trabalho ou permaneçam empregados e os idosos vivam de forma independente. Muitas vezes, um simples par de óculos pode proporcionar um novo enfoque no mundo, mas a falta de acesso a cuidados básicos impede que muitas pessoas dos países em desenvolvimento obtenham o tratamento de que necessitam. O custo também é um problema; em um país em desenvolvimento um par de óculos pode custar tanto quanto o salário de um mês.

No entanto, com a ajuda de Leões de todo o mundo e do programa Reciclagem em prol da Visão, Lions Clubs International está trazendo uma visão clara a milhões, um par de óculos de cada vez.

Através da Reciclagem em prol da Visão, os Leões coletam óculos novos e pouco usados e óculos de sol em caixas de coleta em vários locais de suas comunidades, incluindo bibliotecas, consultórios médicos, escolas, calçadas, bancos e lojas do varejo. Os óculos depois são enviados para o mais próximo Centro Leonístico de Reciclagem de Óculos, onde voluntários selecionam os óculos, os limpam e determinam o grau das lentes. Depois de embalar cuidadosamente os óculos restaurados, os Leões os armazenam até que estes possam ser distribuídos, geralmente através de missões humanitárias em nações em desenvolvimento.

Os voluntários Leões e profissionais da saúde ocular examinam milhares de crianças e adultos durante as missões de visão, fornecendo-lhes gratuitamente lentes de grau, armações e, enfim, uma melhor qualidade de vida. Os Leões também fornecem óculos reciclados para organizações sem fins lucrativos dedicadas aos cuidados com os olhos, bem como para grupos de faculdades de optometria, organizações religiosas e grupos de assistência militar, que por sua vez distribuem aos necessitados.

A reciclagem de óculos, uma atividade popular para os Leões de todo o mundo, remonta à década de 1930. Assim como hoje em dia, os Leões recolhiam óculos nas suas comunidades, os processavam e forneciam aos mais necessitados. Por exemplo, no início dos anos 1960, os Lions clubes Hayes e o Harlington da Inglaterra coletaram mais de 20.000 pares de óculos. Sabendo da necessidade na Índia, os doaram a um hospital de olhos do Lions na Índia, onde os óculos foram processados e fornecidos à população local.

Em 1994, os Lions Clubes transformaram os seus esforços de longa data em um programa oficial com o nome de Reciclagem em prol da Visão. Com uma identidade comum e formato comum, o programa continuou a se expandir e permitir que mais pessoas vissem claramente.

A cada ano, os Leões recolhem cerca de 30 milhões de pares de óculos. Clubes na Austrália e Japão enviam anualmente 500.000 pares de óculos para seis centros de reciclagem da Austrália. Ao longo da última década, mais de 3,5 milhões de pares de óculos destes centros foram enviados para locais como a Índia, Oriente Médio e as ilhas menores da Indonésia. Ao envolver pessoas de instituições penitenciárias locais, muitos dos centros estão promovendo a reabilitação, ensinando habilidades que os detentos podem usar depois de sair da prisão.

Em 2013, o Lions Clube Tokyo Sangenjaya fez uma parceria com um varejista de âmbito nacional para coletar óculos para os centros de reciclagem da Austrália. “Vendo os Leões trabalharem no acondicionamento destes óculos, percebi o quanto nós consumimos e jogamos fora que ainda está em bom estado ou mesmo perfeito para o uso”, disse um empresário local. “Estes óculos mudarão a vida de alguém”.

Em uma outra parte do mundo, um homem de 94 anos de idade em Honduras gritou: “Obrigado”! Depois de receber um par de óculos reciclados do Lions. “Agora consigo ler a minha Bíblia depois de 15 anos”.

Muitas pessoas estão envolvidas na coleta, processamento e distribuição dos óculos reciclados, incluindo as pessoas que decidem doar os óculos usados, clubes que recolhem e enviam os óculos para um Centro Leonístico de Reciclagem de Óculos, voluntários que processam e enviam os óculos, e voluntários que organizam e participam das distribuições nas missões. O resultado bastante positivo é que a qualidade de vida melhora para as pessoas que recebem esta dádiva da visão.