Pode-se encontrar Leo clubes em 140 países

E surgem os Leos

Em todo o mundo, os jovens estão formando amizades duradouras e aprendendo o valor do voluntariado com um programa de Lions voltado especificamente para eles: o Leo Clube. Se associando a um Leo Clube Alfa (para idades entre 12 e 18 anos) ou a um Leo Clube Ômega (para idades entre 18 e 30 anos), os jovens estarão desenvolvendo habilidades para servir as suas comunidades. Os resultados são nada menos do que inspiradores.

O Leo Clube de Curaçao organizou um projeto para incentivar os alunos a acabarem com o bullying. O Leo Clube da Escola Batu Pahat de ensino médio na Malásia percorreu 40 quilômetros de bicicleta para aumentar a conscientização a respeito de meios de transporte compatíveis com o meio ambiente. Na Holanda, o Leo Clube de Rotterdam vendeu roupas para arrecadar dinheiro para um café da manhã de Páscoa para os sem teto. O Leo Clube de Neapolis Nabeul na Tunísia doou produtos para um asilo local e fez visitas aos residentes para levar mais ânimo a eles.

“Você percebe que um ato pode mudar vidas”, disse Kat Sandell, uma Leo de Ephrata, Pensilvânia, EUA, após recolher roupas de inverno para crianças em 2014.

O Leo Clube teve reconhecimento oficial e internacional em 1967, mas os clubes auxiliares de serviço juvenil do Lions são quase tão antigos quanto a própria associação. Já em 1922, os Leões de Fort Smith, Arkansas, EUA, haviam organizado o que chamaram de Lions clube júnior na escola de ensino médio da cidade, com enfoque na liderança cívica. No primeiro ano, dezenas de alunos do ensino médio e do final do ensino fundamental se associaram ao clube.

Com os anos, outros Lions clubes também organizaram clubes auxiliares juvenis. Em 1957, as sementes de um programa permanente para jovens foram plantadas em Abington, Pensilvânia, EUA, quando Bill Graver perguntou ao seu pai e associado do Lions Clube de Glenside Jim Graver, “Por que não há um clube de serviço patrocinado pelos Leões para os jovens”?

Como treinador da equipe de beisebol da Escola de Ensino Médio de Abington, Jim logo veio a entender que a formação de um clube juvenil de Lions na escola iria incentivar os alunos a participarem de serviços comunitários. Jim e um companheiro do clube de Glenside Leão William Ernst apresentaram a ideia para o clube, e os Leões decidiram apoiar o esforço com a ajuda de 35 estudantes entusiasmados (principalmente do time de beisebol). O primeiro Leo Clube foi formado em 5 de dezembro de 1957. O clube adotou as cores marrom e dourado da escola e criou um acrônimo em inglês para Leo a partir de: leadership, equality, opportunity (liderança, igualdade, oportunidade). A palavra equality (igualdade) foi posteriormente substituída por experience (experiência).

Em 1964, os Leões do Distrito 14K da Pensilvânia patrocinaram um Leo Clube como o projeto oficial do distrito. Os clubes logo surgiram em toda Pensilvânia, na medida em que a notícia do programa de Leo Clubes se espalhou. Alguns anos mais tarde, um comitê da juventude de Lions Clubs International estudou a possibilidade de desenvolver um programa de clubes para jovens. Mas o comitê logo reconheceu que não havia necessidade de se criar algo novo. Os Leos já haviam estabelecido um padrão como clubes juvenis eficientes e eficazes. Em outubro de 1967, a diretoria decidiu implementar os Leo Clubes em uma escala global. Em dois anos, havia 918 clubes operando em 48 países.

Em 2015, contamos com mais de 5.700 Leo Clubes com base em escolas ou em comunidades em 140 países ao redor do mundo. Através dos Leo Clubes, os jovens estão mudando as suas comunidades e desenvolvendo habilidades pessoais de liderança que vão durar por toda a vida.