O Lions Clube Boracay Malay Amity das Filipinas organizou uma campanha de conscientização ambiental para tornar divertida a separação do lixo dos materiais recicláveis.

Reciclar a Terra

Pode-se e encontrar Leões nas linhas de frente de projetos locais de reciclagem em todo o mundo, recuperando tudo, desde sucata de metal e jornais velhos até aparelhos médicos e telefones celulares usados.

A atividade de reciclagem pela qual os Leões são mais conhecidos é o Programa de Reciclagem em prol da Visão, que coleta milhões de óculos usados anualmente para distribuir nos países em desenvolvimento, onde a assistência oftalmológica é inviável ou inacessível para muitas pessoas.

Simples e eficaz, este programa pioneiro que começou na década de 1930 continua a ser um símbolo de alto nível e frequentemente elogiado pela praticidade e serviços ao próximo prestados pelos Leões. “Os óculos não mais necessários ou obsoletos, esquecidos em gavetas ou armários, podem fazer uma enorme diferença na vida de um carente”, disse Abigail Van Buren em 1996 aos leitores da sua coluna “Querida Abby”, distribuída por uma agência de notícias. A iniciativa de óculos do Lions é um “programa maravilhoso”, acrescentou ela.

Em decorrência do sucesso desta iniciativa, Lions no início de 2000 lançou o Programa de Reciclagem de Aparelhos Auditivos, que da mesma forma recolhe e restaura aparelhos auditivos doados para distribuir àqueles que não têm dinheiro para comprá-los.

Ao longo do tempo, no entanto, os Leões assumiram tarefas de reciclagem mais convencionais, muitas vezes liderados pelas Equipes Verde do Lions. Em todo o mundo, as Equipes Verdes do Lions se reúnem regularmente e reciclam grandes quantidades de sucata de metal, papel e outros materiais que podem ser reutilizados. Todo mês de abril, os Leões dedicam um mês de serviço à proteção do planeta como parte da Campanha de Ação para Serviços Globais. Os esforços de reciclagem da campanha ajudam a economizar energia, reduzir a quantidade de lixo enviado para os lixões e conservar os recursos naturais que estão cada vez mais escassos.

Na Turquia, o Lions Clube Bursa Koza recolhe garrafas de plástico para reciclagem, “a fim de evitar a poluição do ambiente e da natureza”, disse o associado do clube Nuket Tuzlacioglu.

Para alguns clubes a reciclagem é atrativa por outros motivos: Além do benefício ambiental, os programas de reciclagem, muitas vezes geram receita, que os Leões podem usar para financiar outras obras boas.

No Arizona, EUA, o Lions Clube Prescott Noon já recolheu e enviou quase 53 mil toneladas de papel de jornal e outros tipos de papel reciclável. Através da coleta de jornais e revistas em postos espalhados pela cidade, o clube arrecadou mais de US$ 200.000 para apoiar instituições de caridade locais.

“Se o papel é reciclado, isto significa que nós não cortaremos tantas árvores”, explicou o Leão Bill Parker do Lions Clube Prescott Noon .

Na Índia, o Lions Clube Aldona lançou um programa de redução do lixo nas escolas locais. Os funcionários observaram que o plano estava “convertendo lixo em riqueza”, enquanto as escolas se beneficiavam de fundos angariados pela venda dos materiais recicláveis. Em Penn Yan, um vilarejo no estado de Nova York, EUA, os Leões locais pediram aos vizinhos na região de Finger Lake para “nos ajudar a ajudar o próximo, doando sucata para que possamos reciclá-la e transformá-la em dinheiro”.

O trabalho de reciclagem pode ser difícil, mas os benefícios para a comunidade e para a terra faz o esforço valer a pena.