Programa de Atividade de Leitura

Lions Clube Hoshiarpur Samarpan na Índia forneceu livros aos alunos

Os Leões aceitaram o desafio de promover a leitura em todo o mundo

É um trabalho importante, que se destina a ajudar milhões de pessoas a sair da miséria. A leitura permite que as pessoas obtenham as habilidades e conhecimentos que precisam “para vencer a pobreza, as doenças e outros males sociais”, disse o Ex-Presidente Internacional Wayne A. Madden, que serviu de 2012 a 2013. A alfabetização, ele disse, “é uma dádiva que os Leões podem proporcionar às crianças e adultos do mundo inteiro”.

Globalmente, quase 1 bilhão de adultos não sabem ler e escrever. Esta questão não é somente um desafio para as regiões desenvolvidas. Nos Estados Unidos, 21 milhões de pessoas não sabem ler, e milhões mais têm habilidades de leitura tão limitadas que demonstram dificuldade com tarefas comuns, como com sinalização escrita ou instruções de trabalho.

O Programa de Atividade de Leitura, lançado em 2012, é um compromisso de 10 anos de Lions dedicado a fortalecer a alfabetização em todo o mundo. O Programa de Atividade de Leitura convoca os Leões à ação para que organizem projetos e atividades de serviços que ressaltem a importância da leitura.

Os Lions Clubes de todo o mundo têm respondido com uma ampla variedade de esforços comunitários e de pessoa para pessoa. Alguns têm ajudado a desenvolver programas de leitura após a aula. Outros já se ofereceram para ler para as crianças em bibliotecas locais, trabalhar como tutores de leitura ou doar livros e computadores. Seja qual for o projeto, os Leões afirmam que o trabalho traz muita satisfação.

“Fico com lágrimas nos olhos quando vejo estas crianças melhorando diariamente na leitura. Realmente vale a pena o tempo que dedico”, disse Jean-Marie Willem, associado do Lions Clube Saint Hubert de Bruxelles, Bélgica, que criou um programa de leitura na escola após a aula composto por voluntários do Lions.

No Havaí, o Lions Clube West Kauai realiza jogos de bingo para as crianças. O prêmio? Um livro. “É um bom projeto, porque promove a leitura”, disse o associado do clube Charles Ortiz.

O Lions Clube Nagoya West do Japão juntou-se aos Leões de Makati Golden na região metropolitana de Manila para construir uma biblioteca para as crianças das Filipinas e doou novos computadores e softwares educativos. “Os computadores são necessários hoje em dia”, disse Shinzo Suzuki, associado do Lions Clube Nagoya West. “Portanto é importante que (os jovens) estudem ou obtenham mais conhecimento sobre o uso do computador”.

Muitos projetos de leitura estão ligados aos esforços de longa data de Lions para ajudar as pessoas com deficiências visuais. Os Leos e Leões do Distrito Múltiplo 107 na Finlândia gravaram histórias, contos de fadas e poemas, e depois publicaram as gravações online para que as crianças com deficiências visuais pudessem ouvir.

O Lions Clube Montclare Elmwood Park no subúrbio de Chicago, Illinois, EUA, realizou um festival da leitura para mais de 100 crianças, oferecendo-lhes a hora da história, um teatro de fantoches, pintura do rosto, artesanato, escultura de balões e lanches.

Para intensificar o impacto do programa de alfabetização, os Leões uniram forças com outras organizações que têm a mesma meta, como a “Leitura é Fundamental”, a maior organização sem fins lucrativos de alfabetização infantil dos EUA. E na Convenção Internacional de 2012, em Busan, Coreia do Sul, Lions anunciou uma parceria com a campanha de alfabetização global da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), dizendo que a USAID e Lions acreditam ambos que “a alfabetização é fundamental para o futuro de todas as crianças”.

Na Tailândia, o Lions Clube Chiangmai Wiangping doou enciclopédias como parte do Programa de Atividade de Leitura