Sempre Oferecendo Cuidados

A Casa de Misericórdia oferece acomodações temporárias para pacientes com câncer e seus familiares em Lagos, Nigéria.

De acordo com os moradores locais, Quito, a capital do Equador, está na la Mitad del Mundo, “bem no meio do mundo.” Localizada a apenas alguns quilômetros do equador, possui mais de 2 milhões de habitantes. Assim como é possível ficar com um pé no Hemisfério Norte e o outro no Hemisfério Sul no Equador, é também possível obter um gosto do passado (catedrais da era colonial) e do futuro (um sistema de metrô novíssimo).

Em 1973, um centro de reabilitação e hospital infantil com 100 leitos foram construídos em Quito, patrocinados pelo Lions Clube de Quito (Seis de Dezembro), que arrecadou US$ 20.000 dos associados do clube e empresas locais. O centro foi projetado com atenção especial para as crianças cujos pais não poderiam pagar o tratamento médico. Além de oferecer tratamentos cirúrgicos, o centro também oferecia tratamento para a pólio e defeitos de nascimento que tinham sido praticamente exterminados em outras partes do mundo. Mais do que isto, o centro oferecia aulas e instrução básica de leitura, escrita e matemática aos pacientes, em alguns casos, a primeira oportunidade destas crianças de participar de tais aulas.

Além de oferecer educação básica, o centro de reabilitação ensinou as crianças mais velhas a consertarem eletrodomésticos estragados. Alguns jovens aproveitaram esta oportunidade como treinamento profissional, e outros vieram a se tornar instrutores no centro.

Lions Clubs International patrocina missões humanitárias, socorro a vítimas de catástrofes e exames oftalmológicos em todo o mundo, mas projetos como o centro de reabilitação em Quito pode se tornar uma plataforma para iniciativas ainda maiores. Em 1947, o Lions Clube da Cidade do Panamá, no Panamá, começou a angariar dinheiro para a construção de um hospital infantil, que foi construído inteiramente sem financiamento do governo. Em 1962, foi inaugurado um centro de detecção de câncer em Mumbai, na Índia, dentro do Tata Memorial Hospital, patrocinado pelo Lions Clube de Bombay. Este era o único centro deste tipo na Índia.

Em 2014, Stella Agbogun, uma administradora do Departamento de Radioterapia do Hospital Escola da Universidade de Lagos em Lagos, Nigéria, e o governador do distrito 404 B coordenaram esforços entre o Hospital Escola da Universidade de Lagos e a Fundação de Lions Clubs International para construir a Casa de Misericórdia, que oferece acomodações temporárias para os pacientes e suas famílias que viajaram centenas de quilômetros ou mais para receber tratamento em Lagos e que não têm outro lugar para ficar.

O cuidado pode se apresentar de muitas formas: prevenção e exames, cirurgia e reabilitação, um quarto seguro e acessível para dormir enquanto um ente querido recebe tratamento. Em todo o mundo e por cem anos, os associados de Lions Clubs International têm sido pioneiros em oferecer cuidados.

No final da década de 1940, o Lions Clube de Panamá City angariou fundos e construiu um hospital infantil na Cidade do Panamá no Panamá.