Os esforços dos Lions clubes locais podem mudar vidas

O Lions Clube Tucson Downtown realiza exames em uma criança com necessidades especiais

Os exames de visão tem feito parte da missão de Lions Clubs International desde a sua fundação e continuam fazendo até hoje. Em 1962, o Lions Clube Lowell, em Massachusetts, EUA, colocou pessoal nos estandes de concessão em um desfile de moda para angariar dinheiro para fazer exames em crianças para a ambliopia, também conhecida como olho preguiçoso. Esta condição tão fácil de passar despercebida pode levar à perda da visão ao longo do tempo. Mas se detectada em uma idade precoce, as chances do tratamento ter sucesso aumentam muito. O Lions Clube Lowell angariou mais de US$ 1.500 durante o evento de dois dias.

Décadas mais tarde, os exames de visão continuam salvando a visão das crianças e, muitas vezes, as suas vidas. Em 2013, a aluna de jardim de infância Brianna Leitten participou de um exame de visão organizado pelo Lions Clube Bloomfield em Bloomfield, Nova York, EUA.

Após um exame inicial, recomendou-se que Brianna fizesse testes adicionais. Embora os seus pais não tivessem notado nada de errado, a visão de Brianna estava começando a ficar embaçada quando da sua consulta com médico três semanas depois. O médico descobriu que a retina de Brianna estava completamente descolada em um dos olhos devido a um tumor. Não se sabia no momento se o tumor era cancerígeno, e os médicos sugeriram uma intervenção cirúrgica imediata. Mas, para remover o tumor seria necessário remover do olho.

“É uma decisão difícil de se fazer como pai”, disse Gerry, o pai de Brianna. “Sabendo que você pode estar fazendo a decisão errada, se não for câncer”.

Os pais de Brianna decidiram ir em frente com a cirurgia, e testes posteriores revelaram que tinham tomado a decisão certa. O tumor era cancerígeno, mas foi removido antes do câncer se espalhar para outras partes do corpo de Brianna.

O Lions clube continuou apoiando a família Leitten durante todo o procedimento e recuperação de Brianna e ajudou a pagar por uma prótese ocular para a corajosa e resistente menina.

“A sua maior preocupação era voltar à escola para aprender a música da sua formatura no jardim de infância”, disse a mãe de Brianna, Dorie.

Os Leitten, por sua vez, tornaram-se ávidos apoiadores de Lions Clubs International e dos esforços de exames de visão para outras crianças. Em 2015, Brianna e seus pais participaram do Dia do Lions com a Organização das Nações Unidas em Nova York, EUA, e da Convenção de Lions Clubs International no Havaí, EUA, contando a sua história e na esperança de inspirar mais Lions clubes a realizarem exames de visão.

O exame de visão é um procedimento simples, rápido que pode fazer uma grande diferença na vida das crianças. O programa KidSight de Lions Clubs International proporciona exame a mais de 500.000 crianças a cada ano nos Estados Unidos, e os exames de visão são uma longa tradição de Lions que salva a visão e vida de muitos.

Mike Bartle, associado do Lions Clube Bloomfield, detectou um problema com os olhos de Brianna Leitten durante um exame de visão na escola