Pequeno histórico de Votorantim

Votorantim era Distrito de Sorocaba e a população descontente com o tratamento que a cidade fazia com referência ao Distrito que tinha três grandes empresas do Grupo Votorantim (Cimento, Papel e Tecidos) e cuja população era de 10,000 habitantes e que só o Grupo Votorantim gerava 15 mil empregos, resolveu criar um movimento para desmembrá-la de Sorocaba.
Esse Grupo chamado de Vanguardeiros da Emancipação conseguiu o intento e no dia 1º de dezembro de 1963 ocorreu a eleição para a emancipação. E o SIM (os que queriam) venceu o NAO (contrários). E no dia 27 de março de 1965 Votorantim empossava seu primeiro Prefeito e a Câmara de Vereadores. O Grupo Votorantim cedeu um imóvel para funcionar a Prefeitura e agora passados 54 anos, ela é uma bela cidade, com quase 130 mil habitantes de muitas empresas e de um comercio promissor. E de muitas conquistas. Um orçamento muito bom e uma cidade de belos Shoppings, muitos empreendimentos imobiliários que atraem muitos moradores, uma grande maioria de São Paulo que passou a residir no interior. Tem atrativos e ela poderá num futuro muito breve, ser considerada como Estancia Turística.
Ontem a noite, o Lions Clube de Votorantim que foi a primeira organização não governamental criada na cidade no dia 04 de outubro de 1967, portanto comemorando seu Cinquentenário junto com o Centenário de Lions Internacional, foi homenageada no Teatro Municipal, com um lindo troféu do SIM.
Todo Lions lá esteve para prestigiar o Prefeito Municipal Fernando de Oliveira Souza e a Primeira Dama Luciane, que homenageou os Vanguardeiros de 1963 e aqueles que prestam relevantes serviços ao município, como o nosso querido Lions.
O Presidente Fabio Luis Rodrigues foi homenageado num clima de muita comoção, por ver Vanguardeiros chegando de cadeira de rodas, e outros sendo recebidos e enaltecidos pelo Prefeito.

i