Protocolo Leonístico

O Leões, dirigentes ou não, viajam pelo mundo e visitam clubes, distritos e distritos múltiplos para proferir discursos, discutir assuntos de interesse locais e conhecer o maior número possível de leões.
O Protocolo Leonístico  foi desenvolvido para ajudar a todos a tornar a visita mais agradável e livre de preocupações. Foi elaborado para eliminar a confusão em relação ao reconhecimento apropriado dos dignitários do Lions. Seja para fins de introdução ou assento na mesa principal, ele fornece uma resposta simples e definitiva para a pergunta: “Quem vem primeiro?” Você não deve se desviar dele sem uma boa razão. Uma dessas “razões” pode ser uma tradição cultural profunda no seu país que, por exemplo, consideraria inaceitável dar precedência ao mais recente ex-detentor de um cargo, e não àquele com maior antiguidade. É preciso ser flexível em tais situações, mas onde elas não existem, é muito mais fácil simplesmente seguir o Protocolo Oficial.
Embora não exista uma regra rígida e rápida, as apresentações geralmente começam com as mais baixas na Ordem de Precedência e terminam com o presente mais alto do Lions. Quando dignitários não-Leões estão presentes, uma combinação de costumes locais e bom senso deve ser usada para decidir em que ponto eles devem ser introduzidos.

Protocolo Leonístico nos Clubes

Versão 2019 atualizada

Versão resumida e objetiva do nosso Manual de Cerimonial e Protocolo Leonístico, um Guia prático para que as Reuniões nos nossos Clubes sejam conduzidas de modo correto e com sucesso, conforme dita o nosso bonito Protocolo.
Atenção para a montagem da Mesa Principal e a Panóplia, além do tratamento à Bandeira Nacional. É uma importante referência para o Presidente, Diretor Social e o Mestre de Cerimônias.
Protocolo não é “tanto faz”. O Protocolo correto é fundamental para uma boa reunião, mas não se esqueça que é a atividade e a ética que atraem as pessoas de bem.

Manual de Cerimonial e Protocolo Leonístico

Versão 2020 atualizada

Este Manual de Cerimonial e Protocolo Leonístico visa orientar Presidentes, Diretores Sociais, Assessores de Protocolo e Governadores de forma detalhada e justificada.
O bom uso do Protocolo Leonístico, farão com que nossas Reuniões e Convenções sejam conduzidas de modo correto e uniforme, bem organizadas e com sucesso, conforme o nosso bonito Protocolo Leonístico, e o Protocolo “clássico”, em especial quanto à montagem da Mesa Principal, a Panóplia, e a ordem de precedência, as maiores falhas. E atenção para o tratamento ao nosso símbolo pátrio, a Bandeira Nacional.

Manual de Roteiros de Reuniões Leonísticas

 

Este Manual de Roteiros de Reuniões Leonísticas pretende fornecer aos Clubes modelos de roteiros para orientar, seguindo o Protocolo Leonístico, o desenvolvimento das nossas Reuniões, desde uma Reunião de Clube até uma Assembleia de Fundação de um novo Clube.
Ele é complementar ao nosso Manual de Cerimonial e Protocolo Leonístico. Está em MS Word para você poder editar e adaptá-lo.
O Roteiro deve ser estudado pelo Presidente, pelo Mestre de Cerimônias e pelo Diretor Social antes das Reuniões.
O Protocolo correto, seguindo os preceitos Leonísticos, mostra organização e é fundamental para uma boa reunião